Projeto: “Ética – da escola para a vida”
As cerca de 60 crianças que participam do projeto “Unidos Pelo Esporte” no Bairro São Lucas, em Marechal Cândido Rondon, tiveram uma tarde diferente neste sábado (25/10/2014). Além das tradicionais atividades esportivas que serve para reuní-los a cada sábado, elas tiveram uma programação especial em comemoração ao Dia da Criança. Na oportunidade, integrantes do Rotary Club Marechal Cândido Rondon visitaram o projeto, que é desenvolvido junto à quadra do colégio.
Além de uma breve palestra sobre o tema “Ética – Da escola para a vida”, as crianças que integram o projeto receberam camisetas do Rotary, que trás nas costas a Prova Quádrupla, desenvolvida na década de 1930 pelo rotariano Herbert Taylor e que rege os preceitos éticos da organização até hoje. Diz a Prova Quádrupla: “Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos: 1. É a VERDADE? 2. É JUSTO para todos os interessados? 3. Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES? 4. Será BENÉFICO para todos os interessados?”
Segundo o presidente do Rotary Marechal, Affonso Gonçalves Júnior, seguindo a Prova Quádrupla qualquer cidadão estará pensando, dizendo e agindo de forma ética seja na sociedade, no trabalho ou em família. “Esta é a mensagem que procuramos repassar às crianças deste projeto, deixando uma camiseta para cada uma com a Prova Quádrupla impressa, para que repercuta em cada família”, justificou. Além da palestra, proferida pelo rotariano Jadir Zimmermann, e da entrega das camisetas, as crianças ainda receberam um lanche elaborado a partir de doações obtidas junto a pessoas e empresas da comunidade. Houve também o sorteio de brindes, oferecidos pela Acimacar.
O projeto O projeto “Unidos Pelo Esporte” existe há cerca de 7 anos no Bairro São Lucas. Ele é uma iniciativa voluntária de um casal morador do bairro, Pedro e Valquíria da Silva. Conforme a própria Valquíria destaca, o objetivo não é criar atletas, mas garantir uma ocupação sadia às crianças. “Queremos valorizar o nosso bairro, que muitas vezes é mal falado, e ensinar coisas boas para estas crianças”, explica. Em seu perfil no Facebook, Valquíria considerou o sábado como “um dia maravilhoso”, quando pessoas que abraçaram a causa vieram até o local para conhecer a realidade do projeto na sua execução. Recentemente o Rotary Marechal já contribui com o projeto fazendo o repasse de coletes e bolas para viabilizar os treinamentos semanais das crianças.
Postado em 13 de Outubro de 2014 por Rotary Club de Marechal Cândido Rondon