Resgatando Realeza do Pinho

Resgatando Realeza do Pinho

por Rotary Club de Realeza

Área de enfoque
Meio ambiente

Introdução

Este projeto consiste a princípio em plantar um pinheiro para cada habitante do município de Realeza, ou seja, mais ou menos 20 mil mudas.

Quem

O projeto foi lançado em 2021, numa parceria entre Rotary, Associação de Senhoras de Rotarianos, Interact de Realeza, Administração Municipal de Realeza, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e Secretaria de Educação, com apoio da Universidade Federal Fronteira Sul. Munícipes em geral.


O quê

No nosso município nos idos de 1960 era muito pujante em pinheiros(araucárias). Realeza era conhecida como " Realeza do Pinho". Isto atraiu muitas indústrias de extrativismo e logo o desmatamento foi quase total, sem o cuidado da replantação. Hoje são poucas as propriedades onde exista um exemplar. 


Onde

As primeiras mudas foram doadas pelo Instituto Agro Terra - IAT, também pelo viveiro Municipal que cultivava várias mudas. Logo se percebeu a dificuldade de conseguir as mudas, então o solução foi comprar pinhões sadios e fazer as próprias mudas. Para o desenvolvimento do projeto, foram envolvidas as escolas, levando a ideia aos alunos e semeando este amor em cada criança, até mesmo para conhecerem a história de nossa cidade.  A Prefeitura Muncipal, cedeu uma reserva específica para a preservação da araucária.  A Universidade Federal Fronteira Sul também. Alguns proprietários rurais também estão aderindo ao projeto. A comunidade ficou feliz pela iniciativa e está muito participativa.


Quando

Só este ano já temos em torno de 1000 mudas, prontas para serem plantadas, sempre com supervisão de agrônomos e professores. É Um projeto audacioso, que teve início mas não tem data para terminar. O objetivo é levar para outros municípios vizinhos para que também tomam esta consciência e possamos resgatar todo o sudoeste do Paraná. Juntos somos mais fortes e vamos mais longe.

Pessoas Beneficiadas
20000

Fotos



 

Localizar site dos clubes